Por. Pr. Ricardo Neto
“Quando Jesus ouviu isso, ficou admirado e disse aos que o seguiam: “Eu lhes digo a verdade: jamais vi fé como esta em Israel!”
(Mt 8:10)
A ação do oficial romano foi interpretada por Jesus como exemplo de fé. Aliás, segundo o próprio Jesus, fé não encontrada por ele em nenhum israelita, inclusive na grande maioria que pertenciam ao colegiado rabínico.
A constatação do Mestre é admirável. Podemos aprender algumas lições nessa narrativa feita pelo evangelista Mateus. São elas:
1- O oficial era pagão, portanto, não formado na escola da lei mosaica, nem preocupado em se submeter aos pressupostos da religião judaica.
2- O texto deixa claro que o gesto do oficial nada tinha de religioso. Tratava-se, apenas, de preocupação com a dor que atormentava o seu criado. Gesto de solidariedade. Só isto!
3- Só uma fé profunda é capaz de mover alguém a se compadecer pelo o outro, sem ser contaminado de segundas intenções.
4- A vida desse homem era absurdamente exemplar. Pois sendo ele alguém atrelado a rígida hierarquia militar, é impensável o superior dar-se ao trabalho de se preocupar com o inferior, e principalmente com a bondade demonstrada na sua atitude.
5- A lição nessa história para os discípulos e para todos quanto amam ao Senhor é:
“A fé verdadeira mostra-se também em gestos de compaixão, amor e serviço ao outro.”
Ricardo Neto!