Por Pr. Ricardo Neto
No contexto religioso dos dias de Jesus identificava certo tipo de postura religiosa equivocada. Era o comportamento dos “sábios e entendidos”, conhecedores da religião e preparados para ensiná-los aos outros.
No entanto, eram incapazes de pôr em prática os ensinamentos, “fervorosamente”, transmitidos e ensinados. Eles possuíam um palavreado técnico e cheio de “autoridade religiosa” que valia para os outros, jamais para eles.
Jesus percebeu a superficialidade desse tipo de consciência religiosa. Os ditos “sábios e entendidos” julgavam poder, pelo esforço pessoal e intelectual conhecer o querer e a vontade divina.
A grande surpresa é que o Pai se revelou aos pequeninos e a quem, despindo-se de seus esquemas, coloca-se, com humildade, diante do Pai com a disposição de escutá-lo e acolher-lhe a palavra.
O discípulo de Jesus é chamado a se fazer pequenino, com abertura de coração para ter acesso as coisas reveladas pelo Pai por meio do Filho.
Acredite, é tolice passar por sábio e querer chegar sozinho e cheio de vaidade ao conhecimento do Pai!
“...eu te agradeço porque escondeste estas coisas dos que se consideram sábios e inteligentes e as revelaste aos que são como crianças.”
Lc 10:21
Ricardo Neto