Ticker

16/recent/ticker-posts

Sítio Santana em Itapajé(Ce), entra para a história do pentecostalismo brasileiro

Sítio Santana - Itapajé(Ce), entra para a história do pentecostalismo brasileiro.
Primeira EBD no Nordeste aconteceu no Ceará, 
A vida serrana do cearense, morador do Sítio Santana, que distava 18 quilômetros da sede da cidade de Itapajé, no Ceará, corria devagar no início do século XX. 
Vivendo da lida campesina e nas atividades religiosas, a fé cristã da localidade teve início em 1912 com os presbiterianos independentes no ofício do reverendo Manoel Francisco do Nascimento Machado, e a partir de 1914, com Maria de Jesus Nazareth Araújo, que dá origem a primeira Escola Bíblica Dominical (EBD) no Nordeste brasileiro. 

Para melhor compreensão dos fatos, era junho de 1914, quando Nazareth, envia um telegrama com relatos das Boas Novas de duas congregações, ambas presbiterianas, uma na Fazenda Lagoinha e outra no Sítio Santana, que aderiram ao batismo no Espírito Santo e se filiaram a Missão da Fé Apostólica, atual Assembleia de Deus. Foi este o motivo de Gunnar Vingren enviar Adriano Nobre, para oficializar a Assembleia de Deus no Ceará no dia 20 de julho de 1914.
A presença da Maria de Nazaré, conterrânea daqueles irmãos e que havia recebido a fé cristã na Igreja Batista em Belém do Pará, vindo posteriormente filiar-se a Assembleia de Deus com os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren em 1911, proporcionou sua vinda ao Ceará. O livro caixa da Igreja em Belém do Pará, registra que foi recolhida uma oferta para a mesma em setembro de 1914 e três meses depois o próprio pastor Gunnar Vingren, veio visitar o novo trabalho e deixar registrada em sua agenda a realização deste acontecimento importante para os nordestinos. 

O povoado entra para a história do pentecostalismo e da Escola Bíblica Dominical exatamente com o próprio fundador da denominação no Brasil, o sueco Gunnar Vingren, que esteve pessoalmente na região, entre dezembro de 1914 e janeiro de 1915. O irmão “pai Salles” como era chamado Raimundo de Salles Gomes, foi quem o hospedou por exatos 25 dias e segundo o próprio Vingren expressava: “tomei leite mungido hoje pela manhã". Esse era um hábito diário que fazia questão de deixar registrado. No Nordeste se inaugurou a primeira reunião da EBD. 

O dia 03 de janeiro de 1915, foi o marco inicial e o extrangeiro fez uso do evangelho por volta das nove horas, para uma plateia de aproximadamente 40 irmãos, entre eles a pioneira Maria de Nazareth, Raimundo de Salles, Luiz Gonzaga Bastos, Cordulino Teixeira Bastos e Vicente de Salles Bastos, o obreiro que foi ordenado pastor pelo próprio Gunnar Vingren.  Em um púlpito improvisado na sala da casa, concentrou seu estudo no texto Sagrado de João 15. “ Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito…” O que o Deus operou naquela EBD foge do nosso imaginário e, é impossível com palavras externar o sentimento de gozo e alegria vividos por aqueles irmãos. O próprio Vingren escreveu: ”...fiquei com choro que não podia falar e muitos choraram”. Além da chuva de graça derramada pelo Senhor na festa espiritual, nos arredores da casa uma torrencial chuva também caia do céu, como se o próprio Deus reservasse para o momento o gozo completo, céus e terra na mesma grei. 

Neste artigo é vultoso falarmos do exegeta no assunto, o pastor Antonio Gilberto, quando fazia pesquisa cronológica sobre o tema EBD, em dado momento ele disse: “Mal sabia Raikes que estava lançando os fundamentos de uma obra espiritual que atravessaria os séculos e abarcaria o globo, chegando até nós, a ponto de ter hoje dezenas de milhões de alunos e professores, sendo a maior e mais poderosa agência de ensino da Palavra de Deus de que a Igreja dispõe”.

Resumo cronológico 
1783 - EBD MUNDO - 03 de novembro (1783) foi escolhido para ser o dia comemorativo da EBD por Robert Raikes, após o mesmo publicar em seu jornal o resultado do ensino aos meninos de GLOUCESTER, sua cidade.

1855 - EBD BRASIL - Roberto Kalley e Sara, Petrópolis - Rio de Janeiro, dia 19 de agosto de 1855, ministrada a 5 crianças, momento em que vai acontecer a fundação da Igreja Evangélica Fluminense, embrião da Igreja Congregacional.

1911 - Dois meses após a fundação das Assembléias de Deus, é realizada a primeira aula de Escola Dominical, na casa do irmão José Batista Carvalho, na Av. São Jerônimo, em Belém, PA.

1915 - Acontece a primeira Escola Bíblica Dominical no Nordeste, em Itapagé, no Ceará, na localidade de sítio Santana, pelo pastor Gunnar Vingren em 03 de janeiro de 1914.
1920 - Começa a circular como suplemento do Jornal Boa Somente em Belém, PA, os Estudos Dominicais, o embrião da atual revista Lições Bíblicas, para Jovens e Adultos.

1930 - Lançada a revista Lições Bíblicas para adultos, inicialmente comentada pelos missionários suecos Samuel Nyström e Nils Kastberg. A CPAD ainda não tinha sido fundada.

1932 - 25 a 31/7 - Realizada a XI Convenção Mundial de Escolas Dominicais, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro

1943 - Lançada a primeira revista para crianças na Escola Dominical das Assembléias de Deus, escrita pelas professoras Nair Soares e Cacilda de Brito.

1955 - Surge nova revista infantil da CPAD, chamada Lições Bíblicas para Criança, para as idades de 6 a 8 anos. Publicado o primeiro comentário de Lições Bíblicas de autoria do missionário sueco Eurico Bergstén, que viria ser o comentarista com o maior número de lições escritas: 35 e em 19/8 - Completados 100 anos de fundação das Escolas Dominicais no Brasil.

1973 - Novamente lançada pela CPAD uma revista para crianças por iniciativa e comentários do pr. José Pimentel de Carvalho, sob o título: Minha Revistinha, para as idades de 4 e 5 anos.

1974 - Fundado o Departamento de Escola Dominical da CPAD (atual Setor de Educação Cristã), sob a chefia do pastor Antonio Gilberto.

1980 - Comemorados os 200 anos de fundação da Escola Dominical no mundo pela Associação internacional de Educação Cristã (ICEA). O número de alunos em todo o mundo é estimado em 120 milhões, com cerca de 2 milhões de Escolas Dominicais (não nos moldes do modelo britânico de Raikes) e 8 milhões de professores.

1981 - Lançado pela CPAD o Primeiro Plano de Revistas da Escola Dominical para Assembléias de Deus, formulado pelo pastor Antonio Gilberto, que estabelecia, pela primeira vez, revistas para cada faixa etária da Escola Dominical.

1982 - Lançada a revista Mensageiros da Fé (atual Adolescentes Vencedores), para crianças de 12 a 14 anos. Lançada revista do Mestre para a revista Lições Bíblicas (Jovens e Adultos), comentadas pelos missionários João Kolenda Lemos e sua esposa Doris Ruth Lemos.

1985 - Lançado pela CPAD o Curso Evangelização Infanto-Juvenil (CEI) destinado ao treinamento de professoras de crianças e adolescentes (curso atualmente fora desativado).

1994 - Reformulado e Relançado pela CPAD o Plano de Revistas formulado em 1974, com a inclusão de duas novas revistas: Campeões da Fé (atual Juvenis Lições Bíblicas), para adolescentes de 15 a 17 anos, e a revista Discipulando para novos convertidos.

1996 - Lançada a campanha da CPAD Biênio da Escola Dominical – 96/97 “Achei o Livro na casa do Senhor”, 5 a 07/06 - Realizado o I Encontro Nacional de Superintendentes  de Escola Dominical, no Hotel Glória, Rio de Janeiro, RJ.

1998 - 10 a 13/6 - Realizado o I Congresso Nacional de Escolas Dominicais das Assembléias de Deus, no Riocentro, Rio de Janeiro, RJ.

1999 - 12 a 15/11 - Realizada a Conferência Nacional de Escolas Dominicais, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco, Recife e Lançada a revista Lições Bíblicas Mestre em CD-ROM.

2000 - Lançadas as revistas de Escola Dominical da CPAD para toda a América Latina pela Editorial Patmos. (editora da CPAD para o mundo hispânico). 

Pesquisador e historiador Carlos Castro, Diretor do MPC - Museu do Protestantismo do Ceará e presbítero da Assembleia de Deus em Messejana 
Fonte:
Assembleia de Deus no Ceará - 100 Anos de História.
Fragmentos da História do Evangelho no Ceará 
Livro Gunnar Vingren - 40 dias de avivamento Pentecostal -  pág 42
Agenda pessoal Gunnar Vingren, ano 1914
ARA: Almeida Revista e Atualizada