Ticker

16/recent/ticker-posts

Mianmar perde 40 pastores por Covid-19 no último mês


 via CPAD News.
40 pastores por Covid-19 no último mês
A morte de pastores pelo avanço da doença traz grande impacto sobre a igreja e sobre o avanço do Evangelho

Mianmar perde 40 pastores por Covid-19 no último mês

O aumento de casos de Covid-19 em Mianmar está afetando as igrejas e tirando a vida dos poucos pastores que atuam no país. Com o clima de tensão em que o país está mergulhado, após o golpe militar iniciado em fevereiro, a situação fica ainda mais crítica.

A maior parte dos casos da doença acontece próximo da fronteira com a Índia nos municípios de Kale e Tamu na região de Sagaing e nos municípios de Tonzang e Falam no estado de Chin, onde cerca de 100 pastores também morreram em decorrência da doença.

Com a morte dos pastores, a igreja fica desguarnecida de liderança, o que em um país onde o cristianismo é minoria prejudica o avanço do Evangelho.

O avanço da Covid

Desde a semana passada, cerca de 20 a 70 casos diários de coronavírus foram relatados na região de Sagaing. A maioria dos casos está nos distritos de Kale e Tamu, no oeste da grande região.

De acordo com o Ministério da Saúde e Esportes, controlado pelos militares, cerca de 15 a 50 casos de Covid-19 foram relatados em Kale desde o início de junho, enquanto o município de Tamu notificou entre 11 e 40 casos por dia.

A agência de notícias Zalen disse que cerca de 32 pessoas morreram de Covid-19 em Kale neste mês.

Dois pastores cristãos, de 43 e 53 anos, morreram vitimados pela Covid em Kale no domingo.

De acordo com o departamento de saúde pública em Hakha, Estado de Chin, cerca de 480 casos da doença foram notificados no estado entre 19 de maio e 11 de junho.

Cerca de 337 casos de Covid-19 e 10 mortes - o maior número no estado - foram registrados no município de Tonzang. Falam Township relatou 128 casos e uma morte.

Cinco dos nove distritos do estado de Chin - Tonzang, Hakha, Tedim, Falam e Thantlang - estão sob ordens do ministério da saúde para ficar em casa.

Tonzang está enfrentando falta de medicamentos e ventiladores para os pacientes, disse recentemente um oficial de saúde municipal ao The Irrawaddy.

Desde o golpe, o regime tem lutado para manter a prevenção, controle e tratamento da Covid-19, já que milhares de médicos do governo e vários voluntários se recusaram a trabalhar para a junta.

O ministério da saúde realizou cerca de 1.500 a 2.000 testes por dia, em comparação com 16.000 a 18.000 sob o governo civil deposto.

No domingo, Mianmar relatou 145.603 casos de Covid-19, incluindo 3.244 mortes e 132.928 recuperações.

 

Fonte: Guiame / Com informações Irrawaddy / Foto: Reprodução / Tonzang Awging (08.07.21)