E deu à luz a seu filho primogénito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque NÃO HAVIA LUGAR para eles NA ESTALAGEM.
QUEM SOMOS?
A ESTALAGEM OU A MANJEDOURA?
Conforme podemos depreender do texto Lucano, a ESTALAGEM estava cheia, por esta causa; não havia lugar para o Salvador do mundo nascer. Suponho que, se a família de José fosse rica, seria bem provável que os administradores daquela ESTALAGEM conseguissem um lugarzinho para ele. Contudo, a família do Mestre era humilde e simples e tiveram que se abrigar em uma MANJEDOURA.
Segue a aplicação: A humanidade está se comportando como a ESTALAGEM, tem espaço para tudo, menos para Cristo. Papai Noel é esperado, Cristo não. O velho Noel é reverenciado, Jesus não. A sociedade enche sua ESTALAGEM com festas, brincadeiras e Cristo fica sem espaço.
Todavia, a MANJEDOURA (igreja) entrega todos os lugares para Jesus nascer todos os dias dentro dela.
Na manjedoura tem espaço para Jesus. Na estalagem não tem. Na manjedoura, Cristo é aceito. Na estalagem, Ele não é aceito. Na ESTALAGEM reverênciam as festas. Na MANJEDOURA, Cristo é a verdadeira festa. Na ESTALAGEM, Noel se destaca. Na MANJEDOURA, Cristo é o destaque.
Do que adianta falar sobre o nascimento de Jesus, se no coração (Estalagem) de muitos não há lugar para Ele? Ocupam o lugar de Jesus com uma diversidade de coisas. O materialismo domina os espaços na Estalagem. O orgulho, a soberba, os prazeres carnais.
Sejamos como a simples MANJEDOURA que abre espaço para o Filho de Deus nascer.
Vosso irmão em Cristo, Maelton Sousa.
#vamospensar